sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MOD: Processador LGA 771 em Placa Mãe LGA 775



Talvez falar de LGA 775 em 2013 (quase 2014) possa parecer estranho, afinal LGA 775 viveu seus dias de glória em 2006-2008 e foi introduzido em 2005 ainda nos gloriosos (ou não) dias do Pentium 4, tendo sua vida estendida com as primeiras CPUs "Core 2" e sendo completamente substituído apenas com a chegada dos primeiros processadores 1150 (Sandy Bridge) em 2011.

Porém até hoje grande parte dos processadores 775 se mostra competente o bastante para tarefas básica, ou mesmo não tão básicas, um Core 2 Quad topo de linha ainda se mostra competitivo com CPUs na faixa de 300-400 reais, o problema é, estes eram caros e raros em seu tempo, e isso não mudou muito, no mercado de usados mesmo o muito mais realista (e com frequência reduzida, isso se você não fizer overclock!) Q9550 atinge facilmente preços que o tornam uma opção pouco atraente de upgrade para o dono de uma placa lga 775, fora isso teríamos que olhar para a geração anterior de Core 2 Quad como o Q6600, ou para as versões simplificadas, com menos Cache l2 (como o Q8400, com 4MB ao invés dos 12MB do Q9550), esses apresentando performance reduzida e/ou desafios adicionais por conta do consumo elevado.

Por esse motivo sempre lamentei o fato de os processadores LGA 771 não apresentarem compatibilidade com placas 775, por que? Simplesmente são os mesmos processadores vendidos para LGA 775, más com um socket diferente (fisicamente e eletricamente), e com algumas funções alteradas em relação ao suporte de múltiplos sockets por placa a e etc, existindo essa possibilidade, se abre uma porta para um mundo gigante de CPUs de servers e workstations sendo sucateadas e como não existe compatibilidade com placas de desktop (775) e as empresas não querem mais saber de LGA 771 você tem preços bem mais competitivos.

E por que não usar placas LGA 771? A resposta é simples, além da disponibilidade um tanto limitada, elas são na maior parte travadas, sem suporte a overclock, com poucos (ou muitos, mas não dos que precisamos em desktops) slots de expansão (muitas vezes sem PCI Express 16x para placa de vídeo), usando formatos proprietários e etc



Agora chegando a parte de maior interesse, a alguns meses atrás fui informado sobre a existência de um mod relativamente simples que torna isso realidade, quer dizer, CPUs 771 em placas 775, na maior parte envolve inverter dois "pinos" e quebrar as travas de plástico (que ficam em posições diferentes para cada tipo de CPU, mas não são necessárias para o funcionamento) e pronto. É importante ter em mente quem nem toda CPU LGA 771 é atraente para isso, na realidade eu restringiria isso para os processadores com codinome "Harpertown" que são os equivalentes aos "Yorkfield" 775 (como o Q9550), outro fator é que, não existe compatibilidade garantida da bios de todas MBs, oficialmente uma CPU 771 nunca deveria estar rodando nestas placas, mas na realidade grande parte tem o microcode adequado, com suporte a essas CPUs, e quando não é o caso nem tudo está perdido, é possível editar manualmente a bios adicionando esse suporte (mod de nível avançado com riscos).





É importante ter em mente também que o ideal seria usar essas CPUs com placas com chipsets P35/P45 que tem bom suporte a quad cores, FSB 1333 e overclock (não vamos esquecer, memórias boas, se for fazer overclock acima de FSB 400, e boa refrigeração)
E esse é um mod de nível médio ou avançado, recomendando apenas para entusiastas de moding e "DIY", e a possibilidade de causar danos é considerável (muito cuidado para não inverter o "pino" errado ou entortar pinos do socket!!)

Atualização:

Algo que facilita em muito a execução da adaptação é o uso de um adesivo que torna a inversão dos pinos algo resolvido em poucos segundos,
o adesivo pode ser facilmente encontrado em sites internacionais como Ebay e Aliexpress (de onde os comprei por menos de $1 a peça, no total ao redor dos 20 reais por 10 adesivos)


 
 

a descrição para o mod pode ser encontrada no XtremeSystems.org, créditos para o usuário: "wytiwx"
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?285635-Overclocking-Thread-about-LGA-771-CPU-on-LGA-775-Mobo

Reproduzindo os posts de wytiwx disponíveis na XtremeSystems.org:

"We know that many LGA771 CPU s and LGA775 CPU s were made from same wafer.
They can have the same CPUID, same stepping, same cache size, same CPU Features, even same FSB and Freq, the only one different thing is Socket type.
So it's not so difficult for LGA771 CPU to work on LGA775 Mobo, right?"

"This is top view of two CPU.


The bottom view



Processor Land Coordinates



See? Most of Socket Pins are the same definitions, functions and positions.
That's the good news to mod work. :D "

"Next step is to check socket pin land assignment one by one.
There are about 76 different pins between LGA771 and LGA775, but many pins are 'RESERVED', 'TSETHI', 'COMP' and 'FCxx' pins, which can be ignored in many cases.
LGA775 socket have 8 pins more than LGA771 socket, these pins are Power pins, like VCC, VSS, VTT.
LGA771 socket have 4 pins more than LGA775 socket, these pins are Power pins too.
It doesn't matter for losing some Power pins.
According to someone's testing result, the most important pins are two address pins:


For LGA771 CPU, land name A3# is Execute BIST (Built-In Self Test), it's pin No. M5 on LGA771, but this A3# pin is pin No. L5 on LGA775.
So the key is to exchange pin M5 and L5. Thank God, pin M5 is adjacent to L5.
Get this done first!"

"Here we go.
LGA771 CPU Pinmod first.













"Second thing is LGA775 Mobo mod."










Como pode ser visto o mod foi realizado utilizando papel alumínio e uma fita de dupla face para inverter os pinos, e uma lamina para remover o guia de plástico do socket, este método requer muita precisão e paciência, a dica é caçar estas CPUs no Mercado Livre ou Ebay, ter muita paciência e um pouco de sorte com o mod e compatibilidade da placa mãe, o resultado pode ser uma solução quad core, com 12MB de L2 na sua antiga placa 775 por um preço muito mais amigável.