sexta-feira, 27 de setembro de 2013

MOD: Processador LGA 771 em Placa Mãe LGA 775



Talvez falar de LGA 775 em 2013 (quase 2014) possa parecer estranho, afinal LGA 775 viveu seus dias de glória em 2006-2008 e foi introduzido em 2005 ainda nos gloriosos (ou não) dias do Pentium 4, tendo sua vida estendida com as primeiras CPUs "Core 2" e sendo completamente substituído apenas com a chegada dos primeiros processadores 1150 (Sandy Bridge) em 2011.

Porém até hoje grande parte dos processadores 775 se mostra competente o bastante para tarefas básica, ou mesmo não tão básicas, um Core 2 Quad topo de linha ainda se mostra competitivo com CPUs na faixa de 300-400 reais, o problema é, estes eram caros e raros em seu tempo, e isso não mudou muito, no mercado de usados mesmo o muito mais realista (e com frequência reduzida, isso se você não fizer overclock!) Q9550 atinge facilmente preços que o tornam uma opção pouco atraente de upgrade para o dono de uma placa lga 775, fora isso teríamos que olhar para a geração anterior de Core 2 Quad como o Q6600, ou para as versões simplificadas, com menos Cache l2 (como o Q8400, com 4MB ao invés dos 12MB do Q9550), esses apresentando performance reduzida e/ou desafios adicionais por conta do consumo elevado.

Por esse motivo sempre lamentei o fato de os processadores LGA 771 não apresentarem compatibilidade com placas 775, por que? Simplesmente são os mesmos processadores vendidos para LGA 775, más com um socket diferente (fisicamente e eletricamente), e com algumas funções alteradas em relação ao suporte de múltiplos sockets por placa a e etc, existindo essa possibilidade, se abre uma porta para um mundo gigante de CPUs de servers e workstations sendo sucateadas e como não existe compatibilidade com placas de desktop (775) e as empresas não querem mais saber de LGA 771 você tem preços bem mais competitivos.

E por que não usar placas LGA 771? A resposta é simples, além da disponibilidade um tanto limitada, elas são na maior parte travadas, sem suporte a overclock, com poucos (ou muitos, mas não dos que precisamos em desktops) slots de expansão (muitas vezes sem PCI Express 16x para placa de vídeo), usando formatos proprietários e etc



Agora chegando a parte de maior interesse, a alguns meses atrás fui informado sobre a existência de um mod relativamente simples que torna isso realidade, quer dizer, CPUs 771 em placas 775, na maior parte envolve inverter dois "pinos" e quebrar as travas de plástico (que ficam em posições diferentes para cada tipo de CPU, mas não são necessárias para o funcionamento) e pronto. É importante ter em mente quem nem toda CPU LGA 771 é atraente para isso, na realidade eu restringiria isso para os processadores com codinome "Harpertown" que são os equivalentes aos "Yorkfield" 775 (como o Q9550), outro fator é que, não existe compatibilidade garantida da bios de todas MBs, oficialmente uma CPU 771 nunca deveria estar rodando nestas placas, mas na realidade grande parte tem o microcode adequado, com suporte a essas CPUs, e quando não é o caso nem tudo está perdido, é possível editar manualmente a bios adicionando esse suporte (mod de nível avançado com riscos).





É importante ter em mente também que o ideal seria usar essas CPUs com placas com chipsets P35/P45 que tem bom suporte a quad cores, FSB 1333 e overclock (não vamos esquecer, memórias boas, se for fazer overclock acima de FSB 400, e boa refrigeração)
E esse é um mod de nível médio ou avançado, recomendando apenas para entusiastas de moding e "DIY", e a possibilidade de causar danos é considerável (muito cuidado para não inverter o "pino" errado ou entortar pinos do socket!!)

Atualização:

Algo que facilita em muito a execução da adaptação é o uso de um adesivo que torna a inversão dos pinos algo resolvido em poucos segundos,
o adesivo pode ser facilmente encontrado em sites internacionais como Ebay e Aliexpress (de onde os comprei por menos de $1 a peça, no total ao redor dos 20 reais por 10 adesivos)


 
 

a descrição para o mod pode ser encontrada no XtremeSystems.org, créditos para o usuário: "wytiwx"
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?285635-Overclocking-Thread-about-LGA-771-CPU-on-LGA-775-Mobo

Reproduzindo os posts de wytiwx disponíveis na XtremeSystems.org:

"We know that many LGA771 CPU s and LGA775 CPU s were made from same wafer.
They can have the same CPUID, same stepping, same cache size, same CPU Features, even same FSB and Freq, the only one different thing is Socket type.
So it's not so difficult for LGA771 CPU to work on LGA775 Mobo, right?"

"This is top view of two CPU.


The bottom view



Processor Land Coordinates



See? Most of Socket Pins are the same definitions, functions and positions.
That's the good news to mod work. :D "

"Next step is to check socket pin land assignment one by one.
There are about 76 different pins between LGA771 and LGA775, but many pins are 'RESERVED', 'TSETHI', 'COMP' and 'FCxx' pins, which can be ignored in many cases.
LGA775 socket have 8 pins more than LGA771 socket, these pins are Power pins, like VCC, VSS, VTT.
LGA771 socket have 4 pins more than LGA775 socket, these pins are Power pins too.
It doesn't matter for losing some Power pins.
According to someone's testing result, the most important pins are two address pins:


For LGA771 CPU, land name A3# is Execute BIST (Built-In Self Test), it's pin No. M5 on LGA771, but this A3# pin is pin No. L5 on LGA775.
So the key is to exchange pin M5 and L5. Thank God, pin M5 is adjacent to L5.
Get this done first!"

"Here we go.
LGA771 CPU Pinmod first.













"Second thing is LGA775 Mobo mod."










Como pode ser visto o mod foi realizado utilizando papel alumínio e uma fita de dupla face para inverter os pinos, e uma lamina para remover o guia de plástico do socket, este método requer muita precisão e paciência, a dica é caçar estas CPUs no Mercado Livre ou Ebay, ter muita paciência e um pouco de sorte com o mod e compatibilidade da placa mãe, o resultado pode ser uma solução quad core, com 12MB de L2 na sua antiga placa 775 por um preço muito mais amigável.





51 comentários:

  1. cara to louco pra fazer isso tu eh de sp pode me ajudar tenho um lga 771 Intel Core 2 Extreme Qx9775 3.2 Ghz 12mb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente estou bem distante de São Paulo, QX9775 era muito top, o único ponto negativo é que o FSB padrão é 400(1600) e nenhuma CPU 775 foi vendida com essa FSB (mas as MBs boas sempre aguentaram isso em OC),
      você pretende fazer o mod usando o papel alumínio ou adesivo (facilita MUITO)? que placa mãe você pretende usar?

      Excluir
    2. amigao entra em contato no meu email haroldosm20@gmail.com te explico tudo.

      Excluir
  2. onde eu compro essa fitinha para fazer esse mod no prossesador, tem no brasil isso , tem link , eu tou com um prossesador 771 x5472 12mb de cache 3,00 e nao quero perdelo, se tiver videos encinando ou explicano detalhadamente agradesso muito .

    ResponderExcluir
  3. alguém aí tem esse adesivo adaptador pra vender?

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma P5Q3 e sou doido pra ver as mobos trabalhando no mesmo fsb de 1600 dos top intel 775/771.
    A placa mãe é muito fina e acredito que um processador quad 3 ghz + com 12 mb de cache aliados 8 gb corsair dominator e uma radeon 6970 ainda dê muito pano pra manga nos games...
    Não entendi um ponto importante... posso usar somente o adesivo que vende no ebay, cortando os encaixes da mobo 775, ou esse lance de passar fita pra todo lado dispensa o uso do adesivo (que gambiarra!!!!)?
    Não tenho como comprar no ebay... você não teria esse adesivo para vender....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o adesivo exclui a necessidade do mod com as fitas, você só posiciona o adesivo no processador e quebra as travas de plástico, fora isso vai variar de placa para placa, em algumas a detecção é perfeita (como foi na que usei), em outras você precisa modificar a bios com o microcode correto para suportar totalmente (como SSE4.1 por exemplo), já em outras pode encontrar problemas maiores, mas na P5Q3 pelo que vi funciona sem problemas,

      essa placa (P5Q3) é muito TOP mesmo, especialmente com um Xeon e5450/e5460/x5460 ou outro parecido, com multiplicador já mais alto, seria muito provável que você poderia rodar ao redor dos 3.6-4GHz com FSB 400(1600)+

      quanto a venda do adesivo, vou verificar o que tenho aqui e se disponível retorno com a informação, de qualquer maneira em sites como Ebay ou Aliexpress você encontra eles,

      outra recomendação, se você tem facilidade com Inglês recomendo verificar os tópicos sobre o mod no site overclock.net, tem muita troca de informações lá de dezenas de usuários que fizeram o mod.

      Excluir
    2. Rapaz, obrigado pela sua resposta. Já adquiri um processador usado... Um Xeon X5472.. a 3,00 ghz original...
      A pessoa que me vendeu (relativamente barato por sinal) não entende muito disso, achei meio estranho que nos contatos do processador, na parte de baixo, no lugar de dois pontos dourados, há dois pontos escuros, será defeito, posso postar uma foto em um link para você verificar?

      Encomendei o adesivo pelo site do ali express.. tá garradão no transporte ainda... há 15 dias.. e pelo jeito, vai demorar para chegar.. no momento essa é minha outra agonia...

      Vi que estão vendendo aqui num famoso site, mas pelo preço que estão vendendo... é um assalto! Prefiro esperar o meu chegar...

      Outro detalhe... vi que esse modelo xeon é basicamente um core 2 duo dobrado em uma mesma pastilha...

      Dizem que não presta para jogos, blá blá bla... não imagino como que um processador com quatro núcleos,
      com 12 mb de cache e 1600 mhz de front side bus nativo não preste para jogar...

      Tô doido para jogar o novo Wolfstein... mas creio que com um xeon X5472, a performance fique melhor do que com um core 2 duo E8600... tenho 8 gb ram ddr3 dominator 1866mhz e uma his 6970...

      No mais, agradeço novamente seu parecer!!!

      Excluir
    3. Certo, o preço geralmente é menor porque pouca gente tem placas 771 comparado com as 775, então a demanda não é a mesma, que tornou esse mod extremamente interessante, outra é que as placas 775 permitem overclock, enquanto isso é impossível em placas 771 para servidores/workstations.

      o Xeon quad core é baseado no mesmo núcleo dos Core 2 Duo de 6MB de l2 (como o e8600), porém como você disse em dobro (são 2 pastilhas lado a lado), são interconectados formando uma CPU quad core no mesmo pacote, para os jogos atuais sem qualquer duvida o Xeon quad core a 3GHz é muito mais capaz do que o E8600.

      Eu também comprei na Aliexpress, demorou algo como 1 mês.

      Excluir
    4. Finalmente, depois de uma espera de 4 meses (demorou pacas para chegar o adaptador que comprei no aliexpress) tirei um tempo para colocar o processador xeon x5472 na minha mobo p5q3.

      Fiz tudo como manda o figurino. Cortei as travas de apoio do soquete 775, com cuidado para não detonar os minúsculos e frágeis pinos que ali existem, retirei os resíduos. Depois separei o adesivo da cartela, cortei as sobras para impedir que o adesivo viesse a tampar pinos de contato nas laterais e coloquei o adesivo no processador observando a referência do triângulo amarelo.

      Ao ligar a máquina, a bios reconhecia o processador xeon quad core 3.000 mhz, 1600 mhz fsb... 12 mb cache... tudo como manda o figurino, mas o windows não entrava nem a pau. Primeiro uma mensagem me pedia para atualizar a bios... deu um puta trabalho arrumar editor, enfiar no ultimo arquivo de bios datado de 2009 os códigos do processador xeon, atualizar a bios existente...

      Mas o windows ficou uma carroça! Demorou 200 anos para entrar e depois a passos lentos ainda tentei jogar rayman legends nessa configuração xeonistica... o jogo engasgando de montão.. dando travadas de tela.. um desastre! Não teve jeito, voltei correndo, a muito contragosto, para o meu velho e bom core2 duo E8500 de guerra... Sera que esse meu Xeon X5472 esta bichado???

      Excluir
    5. conseguiu resolver o problema ? ou continua ?

      Excluir
    6. Ainda não... Estou me achando incompetente demais....

      Arrumei um bios file de minha P5Q3 pela net já com todos os codigos dos xeon X54. O mesmo calvário... troca de processador, pasta térmica.. colocação de cooler (um zalman 9500a led) regravação da bios...

      Win 7 demorou um pouco menos para carregar... mas carregou... lancei um programa de testes da intel para processadores... Tudo Ok.. Verdim Verdim... Processador aprovado! FSB e Clock das memorias... ( 4 pentes de Corsair Dominator GT 1600 2gb cada) rodando a 1600 MHZ, os quatro nucles de 3,0 aparecendo e sendo reconhecidos...

      Mas foi só entrar no jogo novamente que baubau... travando em câmera lenta... botei para funcionar com um core, dois cores, três, quatro... não adiantou... Fui na bios.. baixei o clock para 1333 Mhz... o FSB idem.. e mesmo assim continuou a mesma porcaria.

      Novamente outra decepção.. Não teve jeito.. Voltei para o Core2 Duo e o Xeon tá lá encostado no fundo da gaveta....

      Excluir
    7. Acabei vendo seu post só agora,
      Seu problema é estranho pois pelo google acho casos de outras pessoas usando essa placa com CPUs 771 inclusive esse com um de FSB 1600 e não é mencionado problemas que não seja o potencial de overclock (http://www.overclock.net/t/1495672/p5q3-delux-o-c-on-771-xeon-proccesors), mas certo, é bom lembrar de ter ao menos a bios mais nova disponível e isso já deveria ser o bastante para bootar o windows e etc (desde que a bios tenha suporte a outras CPUs do tipo, como um Q9550 por exemplo), e como você disse que achou uma bios editada com o microcode correto isso não deveria ser o problema, eu não sei o quanto você já testou, então recomendaria verificar bem se o você removeu o bastante das travas e a CPU está fazendo bom contato, o adesivo em si já deveria vir no formato certo, permitindo os outros contatos e invertendo os outros dois que precisam ser invertidos,
      você disse que conseguiu rodar um teste da Intel sem problemas, eu indicaria copiar o programa Aida64 que te permitira fazer testes básicos de performance, estabilidade e ler informações como temperatura, mesmo na versão gratuita, acharia interessante tentar na bios reduzir a frequência da memória por exemplo, e para eliminar potencial fontes de problemas, testar com apenas 1 ou 2 pentes de ram, talvez na bios tentar desativar coisas como as opções de economia de energia (EIST e etc), e talvez a opção de virtualização (VT-x)

      Excluir
    8. HM, Obrigado pela resposta, mas tudo o que você falou eu testei.

      Experimentei reduzir a frequencia das memórias e do FSB para 1333mhz... não funcionou corretamente...

      Experimentei rodar somente com 2 pentes ao invés de 4... com preju de 4 gigas... mesma coisa...

      O programa que utilizei para os testes é o indicado pela intel... o Intel Processor Diagnostic Tool 64 bits

      O desânimo é tanto que resolvi revender o processador no ML... LINK

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-652464474-processador-xeon-x5472-12m-cache-300-ghz-1600-mhz-_JM

      Tem todas as telas lá, inclusive a de teste do processador, o adesivo aplicado, o processador em si...

      Pode ser alguma incompatibilidade da placa com o modelo do processador... o que está travando não sei...

      Cortei as travas corretamente, sem danificar o soquete.. tanto que o Core2Duo continua funcionando perfeitamente, apliquei o adesivo conforme manda o figurino.. não sei onde a coisa não deu certo...

      Excluir
  5. gostaria de saber se após usar este adesivo, ainda assim posso usar de bsel mod como em processadores 775 comuns, passando frequencias de 1333 para 1600 sem muita dificuldade ? minha mobo é chipset p45 ddr2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não testei BSEL mod, porém sei que alguns usuários não obtiveram sucesso com BSEL mod nessas CPUs, mas pode ter sido algo relacionado a combinação de CPU+MB, agora a maioria das placas p45 te permitem forçar o FSB 400 em CPUs 333 pela bios sem problemas

      Excluir
  6. Olá, parabéns pelo vídeo, gostaria de saber se consigo usar meu processador core 2 duo 775 em uma placa mae com sokete 1150 ??? Você transformar este meu tbm ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria impossível, 1150 e 775 são completamente diferentes e incompatíveis, o 771 para 775 funciona por que são extremamente parecidos, sendo diferentes apenas no suporte a dual CPU e coisa parecida, a grande maioria dos "pinos" tem a mesma função no 771 e 775, enquanto no 1150 nada seria compatível.

      Excluir
  7. Amigo sabe me diser se esse mod com adesivo funciona para qualquer Xeon 771 ou somente para as series 54xx ??? Abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fisicamente o mod deve funcionar para qualquer CPU 771, o problema é que o funcionamento correto também depende da bios/placa mãe, os e54xx parecem ser os com maior compatibilidade, por serem bem parecidos com os Q9x5x, já vi MBs aceitarem por exemplo um e5420 (2.5GHz 80w) e rejeitarem o l5420 (2.5GHz 50w, com aviso de erro pelo TDP anormal, ou seja uma incompatibilidade da bios)

      Excluir
  8. Se alguem souber como fazer o bselmod ou vtt mod , do tipo usando isolamento (parece que esse funciona nas placas em que o mod de interligar contatos não funciona, como nas gigabytes e intel) por favor entre em contato...

    ResponderExcluir
  9. Quem dizer fazer o mod é só me procurar, eu vendo o processador já com o adaptador incluso. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-580948968-processador-xeon-socket-771-para-775-modelo-l5410-quad-core-_JM

    Aguardo.

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da postagem só para o esclarecer esse mod. Eu comprei um processador desses e5410 e quero algo melhor sem gastar muito, aqui em casa tenho um AMD com 1MB e esse e5xxx tem 12MB, minha dúvida é comprei o processador e não tenho uma placa para o mod , qual seria um placa apropriada para o mod com a DDR2. E com refrigeração Walter cooler resfria bem esse processador?

    ResponderExcluir
  11. cara andei dando umas pesquisada a melhor opção pra quem quer da um UP e chegar perto de um i5 2500 sem gastar muito já que se acham fácil esses processadores 771 Xeon da família e5xxx e x5xxx bem baratos com menos de 150 reais da pra comprar um e quem tem a mobo que roda quad ta perfeito.(vou fazer um mod desse em breve)

    ResponderExcluir
  12. Quem dizer fazer o mod é só me procurar, eu vendo o processador já com o adaptador incluso

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707052447-processador-xeon-quad-core-e5410-233ghz-12mb-771-p-775-_JM

    ResponderExcluir
  13. comprei um xeon x5450 que é igual ao q9650 no Aliexpress por 108 reais e frete gratis. ele ja veio com os pinos soldados pronto pra usar sem precisar desse adaptador.

    ResponderExcluir
  14. Eu já tenho um Xeon E5430 2.66gHz e 12mb de cache com o adaptador 775 instalado que compreu no mercadolivre,só não instalei na socket ainda porque quero comprar uma fonte mais forte primeiro

    ResponderExcluir
  15. eu tenho 1 xeon x5470 12mb 3.33 l2 , porem quando incio a minha maquina ele abre a bios normalmente a tela do windows abrindo carrega mas quando chega na parte de abrir o usuario ele apaga e perde o video como se nao desse video. alguem pode mi ajudar e explcar o que pode ta acontecendo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que placa mãe? para teste eu tentaria reduzir o FSB e memoria manualmente na bios, para tentar isolar o problema, exemplo se for só algo no windows eu tentaria rodar um linux live (de um pendrive ou DVD) estilo o ubuntu para ver se funciona,

      Excluir
  16. Pessoal, fiz esse procedimento no meu pc
    Estou usando a quase 1 ano:

    Processador: Xeon E5450 3.0Ghz 12mb;
    Placa mãe: ASUS P5G41T-M LX;
    Memória: 8gb RAM 1333mhz (4gbx2);
    Placa de Vídeo: Radeon 5450 1GB;

    - Comprei uma PCI-E USB 3.0 para meu pc ter USB 3.0 e realmente funciona com uma velocidade muito superior a 2.0 (cerca de 35 reais no MercadoLivre)

    - O processador comprei no AliExpress por 135 reais (não fui taxado) e ele já veio com o MOD

    Para quem tem problema quando liga e aparece a mensagem de erro
    http://genius239239.myweb.hinet.net/771/
    Resolvi a minha por esse site acima
    Esse site já tem várias BIOS modificadas a partir da última atualização e não aparece a mensagem de erro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual o valor da CPU frequency que colocou? tenho as mesmas configuraçoes que a sua, mas to apanhando

      Excluir
  17. felipe poderia me falar como mexer na bios , comprei 5450 mas da erro na p5kse, eu baixei o arquivo no site genius e agora ki eu faço??

    ResponderExcluir
  18. pra quem precisa do adaptador mod/sticker vendo no Ml com freet grátis à $20 cada... se precisar tenho tbm já proc's prontos com adaptador e kits já montados com placa proc cooler e memoria...

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710270587-adaptadormod-processador-intel-xeon-lga771-para-lga775-100-_JM

    (11)97679-2408 claro/whatsapp
    (11)97779-8088 tim
    aceito todos os cartões de débito e crédito, to em SP(Vila Formosa-zl) mas envio tbm a combinar vlw

    ResponderExcluir
  19. Pessoal,

    Vocês acham que rola o mod nessa placa aqui? http://www.biostar.com.tw/app/pt/mb/introduction.php?S_ID=503

    O ruim dela é que não encontro bios modificada, então eu pega de prima ou não vai rolar... Sei que não tem garantias, mas a experiência de vocês é importante pra mim :D

    To querendo pegar um E5450 pelo AliExpress também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. funciona normal, porém atente-se para este quesito: TDP Máximo do Processador (Thermal Design Power) : 95Watt ou seja, sua placa aceitará apenas até este tdp, então neste caso esqueça este que vc quer colocar ainda vai pois a série "E" possui tdp de 80w, a série "X" esquece pois tem tdp de 105 à 125w; a série "L" é a mais econômica tendo tdp variando de 45w à 65w ok qnt a bios realmente ae ta dificil mas vai funcionar msm com bios original a diferença é que vc num irá conseguir extrair o maximo do processador e em alguns casos problemas com boot inicial e no Windows10 alguns dão problemas na instalação... no mais só testando msm vlw, att

      Excluir
    2. Kassiano, eu estou com o e5440, ele inicia na primeira vez tranquilamente reconhecendo somente 2 nucleos, mas na segunda vez que ligo o pc ele trava no boot do windows 10. tem alguma solução? :(

      Excluir
    3. já tive problema semelhante num E5405... tive que formatar a maquina já com o Xeon instalado, antes dele tava com um Core2duo E8400n que ia normal mas era só colocar o Xeon pronto tbm travava no boot logo no logo do windows... acontece com placas da Ecs e derivadas da msm mto isso(aquelas Positivo, Megaware que só trocam as bios...) tive com 3x placas assim troquei tds por asus, pcware e gigabyte num tive mais problemas rsrsrs

      Excluir
  20. Qual processador é equivalente ao i5 e ao i7 com soquete lga771 ddr2

    ResponderExcluir
  21. Queria saber tbm. Nao existe xeon de 8 threads socket 771 nao?

    ResponderExcluir
  22. Queria saber tbm. Nao existe xeon de 8 threads socket 771 nao?

    ResponderExcluir
  23. Qual placa mãe funciona com esse mod, se possivel com o e5450, ddr3 q aceite até 16gb de ram

    ResponderExcluir
  24. Vamos a minha novela!
    Mano do céu, o post de 2014 e eu aqui em 2017 cheio de duvidas, no ano passado fiz a aquisição do X5450 ele em stock fica com 3.16Ghz, por conta da alfandega, só recebi o processador esse ano, em Janeiro, ele ja veio adaptado com o adeviso, li topicos em varios foruns e assisti varios tutorias, muitos até em inglês falando sobre o mod antes de faze-lo por completo, uso uma MSI G31M2, um pouca antiga, mas tomando cacete como se fosse nova, tive que fazer uma edição do meu arquivo de bios antes do flash, para adicionar o Microcode do Xeon. Instalei tudo certinho, troquei a pasta termica, até formatei o pc, pra testar o desempenho com 100% de certeza.
    Caramba, logo de cara percebi a diferença, tudo fluindo bem melhor, até o boot do windows era mais rapido, vi outro video no youtube, de um carinha fazendo um overclock no mesmo processador monstruoso, dai fiquei curioso pra testar, la vai eu para o menu da bios mudar as configurações.
    Fiquei curioso em olhar a temperatura antes de fazer o OC, quando fui ver tava em 60 graus fiquei muito assustado, pois o setup da placa nem exigia tanto assim do processador e mesmo assim tava com essa temperatura tão alta, não fiz o OverClock e resolvi ficar sempre monitorando a temperatura.
    Instalei um programinha pra esta sempre vigiando a temperatura, fiquei ainda mais assustado quando percebi que quando o pc precisava de mais processamento, a temp subia até a 99 graus.
    Se alguem puder me ajudar, estou aberto a ouvir qualquer opniao que me ajude.
    Placa Mãe - MSI-G31M2
    Placa de Video - Geforce 9500GT-1GB
    Memoria - 4GB DDR2(2 em cada Pent)
    Fonte - ATX 250W
    Processador - Intel Xeon X5460 (Usando no momento um e5500 até resolver a temperatura)
    Cooler Master Basicão, mas no dual bate certo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde vc consegue o microcod ? O meu é um xeon x5460 placa mãe Chipset g41 tá muito lento e o Windows só fica lá carregando e não entra

      Excluir
  25. Também tô na minha triste novela tô com um xeon x5460 montei ele tudo ok PC ligo mas o Windows fica carregando 300 anos e não entra

    ResponderExcluir
  26. pohh vcs q reclamam de o windows estar lento ou nao passar do boot ja tentaram FORMATAR O WINDOWS JA COM O PROCESSADOR INSTALADO? CASO JA DEIXEM AQUI A RESPOSTA PRA AJUDAR A GALERA***
    OBG!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu caso a única forma que funcionou foi desativar a C1 na bios, após este procedimento o processador funcionou perfeitamente, o processador é um xeon e5440 na placa IPM 41-d3.

      Excluir
  27. O meu x5450 funcionou de primeira e ta de boas sem microcode e tambem cjega a 80 graus quando usa bastante sera que se eu atualizar a bios a temperatura pode baixar?

    ResponderExcluir
  28. Hola lo acabo de ejecutar pero me pidió reinicia para ejecutar los cambios... Y ya no prendió mi cpu... Que hago?

    ResponderExcluir